Você Sabia? As chamadas “ilhas de plástico” são grandes zonas de acúmulo de resíduos plásticos que se formam nos principais giros oceânicos correntes circulares que funcionam como redemoinhos gigantes nos oceanos.
Existem cinco dessas áreas principais: no Pacífico Norte e Sul, Atlântico Norte e Sul, e no Oceano Índico. Nessas regiões, a ação combinada das correntes marítimas empurra e concentra os resíduos flutuantes, especialmente plásticos, que não se degradam facilmente.
Apesar do nome, essas “ilhas” não são massas sólidas de lixo visíveis à distância, mas sim áreas onde o plástico, muitas vezes na forma de microplásticos, fica suspenso na coluna d’água em alta densidade, formando uma espécie de “sopa plástica”.
Esse fenômeno ocorre devido ao descarte inadequado de resíduos em terra e ao transporte desses materiais pelos rios até os mares, onde as correntes oceânicas os redistribuem e acumulam nesses giros, gerando sérios impactos ambientais à vida marinha e aos ecossistemas oceânicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário