O Dia Nacional da Mata Atlântica é celebrado em 27 de maio, e a data remete à “Carta de São Vicente”, redigida em 1560 pelo Padre José de Anchieta. O principal intuito dessa comemoração é sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção, restauração e uso responsável dos recursos da Mata Atlântica.
Esse bioma é considerado uma das áreas mais diversificadas biologicamente do planeta, por oferecer serviços ambientais fundamentais à população. As florestas e ecossistemas que formam a Mata Atlântica atuam diretamente na produção e distribuição de água, na regulação do clima, e são fontes de óleos essenciais, plantas medicinais, entre outros benefícios.
Principais Reservas de Mata Atlântica na Bahia:
Parques Nacionais:
Parque Nacional da Mata dos Cocais: localizado em Caém, no município de Santo Antônio de Jesus.
Parque Nacional da Serra do Cipó: localizado no município de Salvador.
Parque Nacional do Pau Brasil: localizado em Salvador.
Parque Nacional da Costa do Descobrimento: localizado no município de Bom Jesus da Lapa.
Parque Nacional de Monte Pascoal: localizado no município de Salvador.
Reserva Biológica de Una: localizada no sul de Ilhéus.
Parque Estadual da Serra do Conduru: localizado no sul da Bahia.
Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães: localiza no sul da Bahia.
Costa do Descobrimento: área que abrange 12 municípios da Bahia e 4 do Espírito Santo, com 112.000 hectares de Mata Atlântica.
PPNs (Propriedades Particulares de Patrimônio Natural): a Bahia conta com 216 RPPNs oficialmente reconhecidas, sendo 96 na esfera estadual e 120 federais
👉Vamos cuidar da Mata Atlântica, esse tesouro natural que fortalece a riqueza ecológica e a qualidade de vida no nosso país!
Nenhum comentário:
Postar um comentário