O Brasil possui destinos onde a natureza se mantém preservada, inúmeros parques florestais, belas cachoeiras, reservas, riachos, brejos, lagoas, a lista é extensa. Mas se você pretende visitar o Estado da Bahia, não deve deixar de conhecer a Reserva Espinita, que é uma Reserva de Mata Atlântica e cultivo agroflorestais voltada à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável. Tem como missão disponibilizar sua área para ensino e pesquisa, além de promover o ecoturismo voltado à interpretação da biodiversidade. Está localizada no município de Igrapiúna-Ba, Costa do Dendê, 170 Km ao sul de Salvador e 122 Km ao norte de Ilhéus.
A propriedade foi adquirida pelo Sr. Jazom Araujo de Oliveira, em 1973, que ao longo dos anos, especializou-se em cultivar cacau, piaçava, cravo-da-índia, guaraná, entre outros, tendo sempre o cuidado de manter mais da metade de sua área com cobertura florestal original e de recuperar as áreas que foram utilizadas com pastagem. Essa decisão se mostrou extremamente acertada, face à riqueza biológica e hídrica do lugar.
Sapinho Rhinella hoogmoedi
Reportagem: Silvana Pinto 📷 Silvana Pinto/ @reservaespinita/ Colaboração: Rosa Pinto/ Imagem aérea: Instituto Água Boa. Entrevistado: Antônio Lemos Maia Neto, Médico Veterinário, Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e Fiscal Agropecuário-ADAB.
Link You Tube Essência Agro: https://youtu.be/pcUV-SoC6yE?si=1eghgbe2eZzc5DB9
Nenhum comentário:
Postar um comentário