Itaparica se prepara para comemorar os 202 anos de sua independência com uma programação especial que promete transformar a maior ilha do Brasil em um dos destinos mais movimentados deste verão.
Entre os dias 6 e 11 de janeiro, o município realizará uma série de eventos cívicos, culturais, religiosos e musicais, celebrando o protagonismo histórico do povo itaparicano na luta pela expulsão das tropas portuguesas da Baía de Todos-os-Santos.
Os shows incluem artistas como Isaque Gomes, Toque Dez, Carlinhos Brown, Igor Kannário e Maiara e Maraísa.
As festividades começam na segunda-feira, 6 de janeiro, às 21h, com a tradicional puxada do Carro do Caboclo, iluminando as ruas do Centro Histórico com fachos acesos. O ponto alto ocorre na terça-feira, 7 de janeiro, data da independência, com uma extensa programação que começa às 5h com a alvorada no Forte São Lourenço, seguida pelo hasteamento da bandeira às 7h e uma missa em agradecimento à Nossa Senhora da Piedade às 8h.
À tarde, a partir das 16h, acontece o cortejo cultural com a participação de grupos de índios, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas. A puxada do Carro do Caboclo, carregando a imagem simbólica dos guerreiros, sai da Fonte da Bica às 16h30 e percorre as ruas do centro. A programação religiosa encerra o dia com o Te Deum na Igreja Matriz às 17h30 e o Auto “Roubada da Rainha” às 19h, na Aldeia Campo Formoso.
O Auto “Roubada da Rainha” será reapresentado nos dias 8 e 9 de janeiro, sempre às 19h. No último dia das celebrações cívicas, 9 de janeiro, o prefeito Zezinho Oliveira fará um discurso às 20h30, seguido pelo ritual de despedida do Caboclo, conhecido como “Guardada”, às 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário