A polinização manual do cacau é uma técnica eficiente, mas exige habilidade e paciência. Um estudo publicado na revista Agriculture, Ecosystems & Environment mostrou que a polinização manual pode triplicar a produção de cacau em comparação com plantios sem intervenção humana.
No entanto, a polinização natural das flores de cacau é pouco estudada, devido ao seu tamanho pequeno e estrutura complexa. As principais polinizadoras naturais do cacau são moscas das famílias Ceratopogonidae e Cecidomyiidae, mas elas não são muito eficientes no trabalho de polinização.
Pesquisadores da Universidade Westlake, na China, e da Universidade de São Paulo (USP) estão estudando a possibilidade de treinar abelhas-sem-ferrão para polinizar cacau. A ideia é associar o perfume da flor do cacau a uma recompensa para que as abelhas busquem o pólen e fertilizem outras plantas.
O treinamento de abelhas-sem-ferrão para polinizar cacau pode aumentar significativamente a produtividade do cultivo. Além disso, as abelhas-sem-ferrão são mais resistentes ao calor do que as abelhas maiores, o que pode ser uma vantagem em um cenário de mudanças climáticas.
O grupo de pesquisadores espera pôr em prática o treinamento das abelhas nas plantações de cacau em breve. No entanto, ainda há muito trabalho pela frente, pois é preciso comprovar que as abelhas-sem-ferrão atuarão efetivamente como polinizadoras do cacau.
🔗 https://florestalbrasil.com/pesquisadores-planejam-adestrar-abelhas-sem-ferrao-para-polinizar-cacau/
Fonte: @florestalbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário