A Boquila trifoliolata é uma planta chilena única por sua habilidade de mimetizar as folhas de outras plantas, um mecanismo de defesa que a protege de herbívoros. Essa habilidade de camuflagem é tão eficiente que levou mais de 200 anos para ser notada.
O pesquisador brasileiro Felipe Yamashita e o norte-americano Jacob White realizaram um estudo para testar a hipótese de que as células da superfície das folhas da Boquila poderiam funcionar como olhos simples, chamados ocelos, capazes de detectar a intensidade e direção da luz.
Eles colocaram quatro Boquilas em uma prateleira baixa, sem outras plantas por perto, e ao subir, as trepadeiras se depararam com uma prateleira superior onde havia uma planta artificial. Surpreendentemente, as folhas das Boquilas começaram a mudar, ficando mais pontiagudas e com padrões de canais similares aos da planta artificial.
A descoberta foi recebida com entusiasmo por parte da comunidade científica, especialmente por sua originalidade, mas também foi alvo de muitas críticas, principalmente quanto à metodologia.
O mistério por trás do mecanismo de imitação da boquila ainda está longe de ser desvendado, mas a ciência avança com ideias ousadas, debates e tentativas.
⚠️ A imagem é uma concepção artística, elaborada pela @florestal_brasil, para interpretar a planta "imitando" outras plantas do ambiente tropical, feita com IA.
🔗 https://florestalbrasil.com/boquila-a-planta-que-enxerga-e-emita-plantas-ate-mesmo-de-plastico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário