terça-feira, 13 de janeiro de 2026

 



Muitos de nós reconhecemos a grandiosidade da Amazônia, mas o que pouquíssima gente sabe é que abaixo dela existe uma quantidade gigantesca de água doce.

Trata-se de um verdadeiro oceano subterrâneo, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos, e que é chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga).

Segundo o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Francisco Abreu, o Saga é considerado o maior aquífero do planeta. Para se ter uma ideia do tamanho do Saga, os pesquisadores afirmam que ele, sozinho, seria capaz de abastecer o planeta inteiro durante 250 anos.

Uma das conclusões mais importantes dos pesquisadores da UFPA é que o Saga e a vegetação amazônica dependem um do outro para que ambos possam existir. E é dessa relação entre aquífero e floresta que nascem as chuvas que irrigam quase todo o país, como explica o professor Francisco .

A Amazônia transfere, para o restante do Brasil, um número aproximado de oito quatrilhões de litros de água por ano pelo spray da atmosfera. É o que sustenta o regime de chuva do Centro-Oeste e do Sudeste. Essa água é o que sustenta, hoje, um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, que é o agronegócio.


Se a água é fundamental para a existência da vida como nós a conhecemos, é possível que ela seja a substância mais valiosa do planeta. Por isso, a existência do Sistema Aquífero Grande Amazônia em nosso país pode ser vista como um verdadeiro privilégio, uma riqueza essencial para o presente e para o futuro da soberania brasileira.


Fonte: @institutoaguasustentavel


🔍Referência:

Ito, Daniel. Reserva subterrânea da Amazônia pode abastecer o planeta por 250 anos. Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2020-12/reserva-subterranea-da-amazonia-pode-abastecer-o-planeta-por-250-anos. Acesso em 10 dezembro 2023.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES

PRÉ-CARNAVAL DE SALVADOR AO VIVO | FURDUNÇO

📷Prefeitura Salvador A cidade pulsa diferente neste sábado e o som que toma conta da orla anuncia, sem pedir licença, que o pré-Carnaval co...